Os brotos e sementes germinados são extremamente nutritivos e benéficos à saúde, com alta concentração de vitaminas essenciais ao nosso organismo. Faz parte de um tipo de alimentação chamado Crudivorismo. O grão germinado é o momento inicial quando uma pequena haste aparece na semente e o broto é o estágio avançado da germinação e geralmente tem entre 8 e 10 cm de altura com a presença de pequenas folhas.
O processo de germinação é super fácil e você pode usar vários tipos de sementes e grãos que encontramos em casas de produtos naturais, lojas de insumos e alguns em mercados: alfafa, girassol, feijão mungo (moyashi), arroz (tipo integral), agrião, feijão azuki, trigo, gergelim, linhaça, soja, aveia, ervilha, quinoa, etc, inclusive os grãos utilizados na alimentação de pássaros. Todos têm sabores muito originais e maravilhosos, por isso vale a pena testar cada um deles! Hoje vamos ensinar como cultivar os brotos utilizando a lentilha.
Lentilhas ajudam a limpar e estimular os rins e sistema adrenal, fortalece o coração, a circulação e faz aumentar a energia e a vitalidade. Quando as lentilhas são germinadas, os nutrientes tornam-se mais facilmente digeríveis e elas ajudam a diminuir o colesterol LDL, a pressão arterial e o açúcar no sangue regulando os níveis de insulina.
A primeira coisa que você deve fazer é medir cerca de uma xícara de lentilhas e inspecioná-los para retirar pedras ou grãos danificados. Em seguida, lave-os muito bem em água fria e coloque-os em uma tigela grande com água de molho durante a noite (8 a 12 horas). O girassol sem casca deixe de molho por mais ou menos 4 horas e estará pronto para uso.
Na manhã seguinte a lentilha estará "inchada". Escorra o excesso de água e então transfira as sementes em uma jarra grande ou um pote de vidro com capacidade para receber 1/3 dos grãos, isso para que haja espaço adequado para o crescimento. Cubra a abertura do frasco com um pedaço de gaze ou um pano (com tramas largas) e prenda-o com um elástico. Este pano vai servir de peneira para retirar o líquido, pois para os próximos dias tudo que você tem a fazer é lavar as sementes com água fresca, enchendo o pote e drenando através da gaze duas vezes por dia.
Depois de cada lavagem agite o pote e vire de cabeça para baixo para retirar toda a água de lá, pois a poça de água acumulada na parte inferior pode estragar as sementes. Se você começar a notar algum tipo de limo, basta lavá-las e deixar de cabeça para baixo até que escorra tudo.
Após 24h você vai começar a ver os grãos que se abriram e até algumas "caudas" se formando. Continue acompanhando o crescimento e lavando-as diariamente. Por volta de uns 4 a 5 dias desponta uma pequena folha verde, aí estarão prontas para serem retiradas para o consumo. Você vai notar que eles estarão "unidos venceremos", basta um pouco de paciência e conseguirá retirá-los do pote sem maiores problemas.
Uma vez retiradas, coloque-as numa peneira ou escorredor e dê uma última lavagem, deixando escorrer bem. Se tiver daqueles potes com centrífuga manual ótimo (vale a pena comprar, barato e útil) assim ficarão sequinhas! Caso contrário, antes de colocá-las num recipiente com tampa, coloque algumas folhas de papel absorvente no fundo para que absorvam toda a umidade. Guardadas assim duram até uma semana na geladeira. O ideal é comê-los in natura, ou seja, não cozinhar e nem congelar. Se a produção de uma xícara for muito para o seu consumo ou da família dentro do prazo de duração diminua a quantidade, mas tenho certeza que vai faltar!
Há uma infinidade de maneiras de consumi-los: como recheio de sanduíches, vitaminas, saladas, molhos, farofas frias. Se for usar com refogados, coloque-os por último apenas como complemento do prato.
Caso tenha espaço em sua casa, poderá fazer cada semente em diferentes potes. Os potes de palmito ou maionese são ótimos e poderá colocar por volta de 3 a 4 colheres de sopa de quantidade de grãos. Siga as orientações de limpeza e depois de colocados os gazes, deixe os potes inclinados com a boca para baixo para facilitar a drenagem e siga o ritual já ensinado acima.
Fonte: http://aprovadoreceitas.blogspot.com.br/2012/05/brotos-e-graos-germinados.html