Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Hortinha hidropônica

Uma LISTA DE 12 ALIMENTOS PARA VOCÊ REPLANTAR E TER PRA SEMPRE NA SUA CASA

Imagine se alguns dos alimentos que você compra quase sempre pudessem se transformar em uma hortinha eterna na sua casa.
Ao invés de jogar fora estes alimentos, que tal colocar a mão na massa e dar o primeiro passo para ter sua própria horta?
A seguir, a dica de 12 plantinhas que você pode ter para sempre na cozinha da sua casa:
1. Cebolinha
alimentos-para-a-vida-toda
Separe uma parte verde da cebolinha mais a parte branca e coloque-as em um copo com água com cerca de 2,5 centímetros do líquido (cubra toda a parte branca). Deixe em um local onde bata sol e tenha novas cebolinhas em poucos dias.
*Troque a água todos os dias
2. Manjericão
alimentos-para-a-vida-toda-2
Pegue mais ou menos três raminhos de manjericão – escolha os mais bonitos – e corte-os com cerca de 10 a 15 centímetros. Retire as folhas da parte de baixo e as flores também, mantendo apenas as folhas da parte superior.
Coloque em um copo de vidro com água até a metade e deixe em um local ensolarado trocando a água de dois em dois dias.
Quando as raízes atingirem a altura de dois centímetros, replante em um vaso médio ou em algum lugar com maior porque o manjericão necessita de sol e espaço para florir o ano todo.
3. Hortelã
alimentos-para-a-vida-toda-3
É plantado da mesma forma que o manjericão e também necessita de uma vaso grande depois que for replantado. A diferença é que o hortelã precisa de furinhos no vaso porque depende de solo drenado e de muita água. A terra tem que estar sempre molhada e deve-se tomar cuidado com o sol forte da tarde.
4. Alecrim
alimentos-para-a-vida-toda-4
Igualzinho ao manjericão e ao hortelã. Depois de 2 centímetros de raíz, repasse para um vaso médio com furinhos embaixo para drenar a água e com uma mistura de 2/3 de areia grossa e 1/3 de terra musgo. O alecrim não curte muito água, por isso a mistura da composição da terra. Portanto não regue demais e mantenha-o em um local ensolarado.
*Utilize a mesma técnica para plantar coentro.
5. Alho
alimentos-para-a-vida-toda-5
A dica do alho é mais para o tempero ser usado em homus, guacamole, batatas assadas e qualquer tipo de salada. Neste processo, você irá reaproveitar as folhas do bulbo. Se colocado os dentes em uma vasilha de vidro com água, o alho não precisa ser replantado. Use apenas as extremidades.
6. Cenoura
alimentos-para-a-vida-toda-6
Também não precisa plantar. Assim como o alho, você vai usar apenas as folhinhas (que são muito nutritivas) para complementar sopas e saladas. Você vai usar exatamente a parte da cenoura que todos jogamos fora: a cabeça. Assim como está na imagem, o ideal é colocar várias delas em uma vasilha com água pela metade.
7. Alface romana
alimentos-para-a-vida-toda-7
À partir do cultivo hidropônico, pegue a cabeça do alface – aquela parte mesmo que você ia jogar fora – e coloque em uma vasilha com água trocando sempre que necessário. O resultado não será uma alface enorme, mas pequenininha e saborosa.
8. Salsão
alimentos-para-a-vida-toda-8
O salsão é muito usado hoje em dia em sopas de regime. Então, é uma ótima você replantar na sua casa para não ter que gastar dinheiro. Para ter esta plantinha na sua casa sempre, você precisa apenas cortar, no talo, 5 centímetros e deixar em um copo largo com água.
Deixe em um local ensolarado e lembre-se de umedecer a parte de cima do salsão para não ressecar. Você vai ver que no centro, vão brotar folhinhas amarelas que, depois, ficarão verdes. Depois de 5 – 7 dias de total brotamento das folhas, transporte o salsão para um vaso com uma boa mistura de terra e com furos para drenar a água.
9. Acelga
alimentos-para-a-vida-toda-9
Igualzinho ao salsão. Utilize a raiz, a parte que você ia jogar fora, e replante a acelga.
10. Alho poró
alimentos-para-a-vida-toda-10
Da família da cebolinha, o alho poró brota fácil. Corte a raiz no talo com uns 5 centímetros e coloque em um copo, não muito fundo, com água. Coloque palitos no alho para que fique apoiado no copo e apenas a parte da raiz fique submersa. Cuide para que a água não evapore.
Se for época de baixas temperaturas, você poderá manter o alho na água. Em temperatura mais altas, você terá que replantar o alho poró em um vaso com terra preparada após criar raízes.
11. Erva cidreira
alimentos-para-a-vida-toda-11
Para ter seu chazinho delícia, consiga 5 talos de erva cidreira, deixe na água até criar raízes e passe para o vaso com a terra já preparada. Ela suporta bem o sol e deve ser regada normalmente.
#tomeumchá
 12. Cebola
alimentos-para-a-vida-toda-13
Com a extremidade da raiz que descartamos da cebola, faça a mesma técnica da água que a cebolinha. Após aparecer as raízes, coloque ao sol em um vaso com terra de qualidade.

Agite-se antes de beber

29 Mai 2014

Agite(-se) antes de beber: vídeo educativo do Idec passa de 300 mil visualizações no Youtube

Instituto questiona a quantidade de fruta e açúcar de bebidas que damos às crianças e faz sucesso nas redes sociais


O vídeo Agite(-se) antes de beber, produzido pelo Idec com apoio da Oxfam International, foi lançado em fevereiro deste ano em uma página especial no portal do Instituto e também no Youtube. O vídeo já foi assistido por mais de 318.553 pessoas na internet, fora as exibições em escolas e as organizações que receberam cópias do material para replicarem o conteúdo.
O vídeo de cinco minutos mostra a reação de quatro crianças com idades entre 6 e 12 anos lendo o rótulo de bebidas que elas costumam beber, depois vendo o quando realmente de fruta tem naquelas bebidas e, por fim, a opinião dos pais aos descobrir com os filhos que a maioria dos néctares tem bem menos fruta do que o esperado. 
Juntamente com o vídeo o Idec disponibiliza aos consumidores um especial em seu portal com dicas, publicações de referência e o que diz a legislação brasileira sobre o assunto. Dessa forma todos podem ficar de olho e exigir uma melhor qualidade nutricional dessas bebidas bem como procurar outras alternativas. Acesse http://www.idec.org.br/agitese
A iniciativa de produzir este material surgiu por conta da preocupação do Idec com as bebidas que as pessoas estão consumindo. Os sucos e néctares industrializados têm sido anunciados e escolhidos como opções mais “saudáveis” e práticas para o consumo diário, inclusive para o lanche das crianças. Na pesquisa publicada na Revista do Idec de fevereiro de 2014, o Idec descobriu que a quantidade de frutas em néctares é baixíssima, e em alguns casos, menores do que o mínimo exigido por lei. Contudo, a quantidade de açúcares são altíssimas.  Além da composição nutricional os rótulos destas bebidas dificultam muito o acesso à informação seja por conta das letras pequenas ou dos nomes desconhecidos por grande parte da população. 

Fonte: www.idec.org.br 

Agite-se antes de beber